Antônio Valcir Chagas Amorim
Reisado
14/11/1956
10/03/2021
Sítio de Fora
Brincante careta do Boi Coração - Reisado de Caretas do Sítio Arábia
Antônio Valcir Chagas Amorim, filho de Maria Benilde Chagas e Paulo Ferreira Amorim, nascido e criado em Guaramiranga, começou a brincar reisado a convite do seu tio Vicente Chagas, aos 17 anos. Quando acompanhava a brincadeira tocando uma harmônica de oito baixos. Ao passar dos anos, brincou como dama e careta-caboclo do boi.
Ainda jovem casou-se com dona Edneusa, que brincava como dama e auxiliava na organização do reisado ao longo dos anos 90. Atualmente solteiro, Mestre Valcir lamenta não ter repassado seus saberes aos oito filhos – Claudiana, Fabiano, Valcir Filho, Flaviano, Jeimerson, Claudecir, Cleidiane e Daiane Amorim -, e aos seus seis netos. Hoje considera importante ensinar as crianças a “arte do reisado” e diz que gostaria de ensiná-las.
Em Guaramiranga o que mais gosta é da igreja e sua memória mais importante é o primeiro dia brincando como careta-caboclo do boi, quando criou seus próprios versos.
Como membro do Boi Coração – O Reisado de Caretas do Sítio Arábia, Valcir e seus companheiros Toinho, Naninha (recentemente falecido) e Vicente Chagas brincaram em dezenas de comunidades em Guaramiranga, cidades vizinhas e rodaram o Ceará participando de eventos nos mais importantes equipamentos culturais do Estado.
Mestre Valcir encantou-se em março de 2021, na juventude dos seus 64 anos.