Pedro Alves da Silva
Artesanato
26/12/1926
Pernambuquinho
Pedro Alves da Silva, é filho de Maria do Carmo Generosa e Jaime Alves Lima. Nasceu em Itapebussu, distrito de Maranguape. Na juventude, o trabalho como caseiro da família Jereissati o trouxe à Guaramiranga. Interessou-se pela arte de fazer balaio, por que o objeto era bastante utilizado no dia a dia do sítio. Arriscou-se a fazer suas primeiras cestas sozinho e usando a criatividade. Casou-se com Maria Noeli de Lima (já falecida), e escolheu a comunidade de Pernambuquinho para morar e, como fala, “criar os filhos”.
O “homem da cestinha”, como é popularmente conhecido, repassou seus saberes aos dois filhos e ministrava aulas na extinta Escola Profissionalizante de Pernambuquinho, onde chegou a ter dezenas de alunos e alunas. Seu Pedro também cultiva a matéria-prima de seu trabalho, o cipó Imbé.
Relata como a memória mais importante de sua vida artística ter seu trabalho reconhecido internacionalmente, abençoado pelo Papa João Paulo II, e viagens à Europa para apresentação de seu trabalho.
Como adquirir peças do Mestre Pedro Balaieiro:
– Lojinha na Praça de Penambuquinho
– Lojas da CEART.