Maria Lúcia Florêncio Franco
Dramista
12/11/1958
Conjunto Frei Domingos, Guaramiranga (CE)
Recordar é Viver e Arte, Cultura e Memória - AGUA
Maria Lúcia Florêncio Franco, é filha de Maria Florêncio Franco e Raimundo Franco de Souza. Natural de Guaramiranga, o contato com os dramas aconteceu na escola com professoras e, principalmente, em casa, com seu pai, que era poeta e gostava de criar e contar histórias, cantoria, cordéis, reisado e costumava reunir vizinhos a noite para partilhar alimentos e cultura.
A mestra, que é professora, retomou as atividades há quase uma década e criou seu próprio grupo, o grupo Recordar é Viver, que reúne mulheres dos Conjuntos Frei Domingos e Santa Edwiges. Também participa do grupo de tradição da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), o Arte, Cultura e Memória.
Dona Lúcia Franco repassa seus saberes para alunos e alunas da rede de ensino de Guaramiranga e faculdades da região, onde ministra palestras e realiza apresentações. Participa de eventos como a Mostra dos Dramas, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga e programações de férias de Guaramiranga, além de levar seus dramas à cidades vizinhas e Fortaleza.
Em Guaramiranga o que mais gosta é da programação cultural e da igreja. Sua memória artística mais importante foi ser a principal convidada da Escola Professor Julio Holanda, na programação em celebração ao Dia do Folclore.