Maria das Graças de Souza
Artesanato
24/09/1956
Pé de Ladeira, Guaramiranga (CE)
Maria das Graças de Souza, é filha de Maria de Lourdes Saraiva de Souza e Sebastião Rosa de Souza. Nascida e criada no Pé de Ladeira, desenvolveu habilidades para o artesanato utilizando como matéria-prima cipó branco, cipó orim, cipó tieta, cipó rei, cipó d’água e natureza morta, desde muito pequena.
Morar no Pé de Ladeira é quase que naturalmente ser artesão. A comunidade é reconhecida como reduto de artistas do segmento, tendo dezenas de artesãos vivendo da produção e venda de artesanato na subida da serra, às margens da CE-060 .
Graça repassou os saberes ancestrais dessa arte às crianças, jovens, adultos e idosos ao longo da vida, como assim fizeram seus pais. Ministra oficinas e também produz doces e multi-misturas.
É membro da Associação Santa Fé e relata que a memória mais importante de sua vida artística é a participação no livro “Mãos Que Fazem História – a Vida e a Obra de Artesãs Cearenses” (2012), das jornalistas Cristina Pioner e Germana Cabral. A publicação é fruto de uma série de reportagens publicada pelo jornal Diário do Nordeste, entre março e junho de 2010, e registra a trajetória e o trabalho de 150 mulheres.
Como adquirir peças da Mestra Graça:
– Sob encomenda, por telefone – (85) 98975.1119
– Quiosque na Pracinha da Prefeitura, aos finais de semana