Maria Estela da Silva Ricardo
Dramista
21/01/1946
Vila Forquilha, Guaramiranga (CE)
Alegria
Maria Estela da Silva Ricardo, nasceu no Sítio Lagoa, em Guaramiranga e é filha de Raimunda Almeidas dos Santos e Vicente Felipe da Silva. Uma trabalhadora da agricultura, casou na juventude com seu companheiro de vida, sr. Arialdo Ricardo, com quem teve três filhos e três netos.
Relata que seu amor pelos dramas iniciou em um aniversário do saudoso ex-prefeito de Guaramiranga, Draulio Holanda. Na ocasião, a dona Estela assistiu uma apresentação da Mestra Zilda Eduardo em homenagem ao ilustre aniversariante e a partir desse dia, junto com dona Margarida Bento começaram a pesquisa e criação de dramas.
Mestra Estela compartilha seus saberes com outras dramistas, principalmente aquelas que estão começando a apresentarem-se. Costuma chamar novos talentos aos palcos e à criação.
Conta que as memórias mais importantes acerca do universo dos dramas são sempre os aplausos ao número “Sempre vivas”, que costuma cativar bastante públicos diversos. Seja no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, seja em apresentações em Fortaleza ou na comunidade de Pernambuquinho.