Maria Laurindo de Souza
Artesanato, Drama, Reisado
14/10/1944
COHAB, Guaramiranga (CE)
Raízes e Arte, Cultura e Memória - AGUA
Maria Laurindo de Souza, é filha de Maria Laurindo de Souza e Raimundo Nonato de Souza, natural de Guaramiranga, Edite Carminha, como é conhecida, é dramista , artesã e brincante de reisado.
As tradições de Dramas, Artesanato e Reisado misturam-se com sua vida desde o berço. Mas lembrança mesmo ela possui a partir dos oito anos de idade , quando ia trabalhar nas apanhas de café, das trocas de ideias com vizinhos e amigos em roçados, farinhadas e noites de fogueiras.
Como a grande artesã que é, Dona Edite começou a trabalhar com tecidos ainda bem jovem, treinando inicialmente sozinha, com bonecas. Acompanhou de perto as festas de Dramas no Sítio Arábia e os reisados “de antigamente”. Festas que reuniam comunidades de sítios diversos para celebração do fim do período da colheita e celebração do Dia de Reis e outras datas comemorativas como dia das mães, novenas etc.
A mestra repassa seus saberes às crianças e idosos. Dona Edite foi, durante sua vida inteira, envolvida com movimentos sociais de participação popular. Missionária, liderou algumas ações de apoio às crianças e famílias ligadas à Igreja Católica.
Relata que sua memória mais importante da vida artística foi ter reunido condições de ensinar às pessoas debilitadas e sem expectativa de vida, levando-as aos palcos.
Como adquirir peças da Mestra Edite:
– Loja na Central do Artesanato, Centro de Guaramiranga.