Raimunda Saraiva de Souza
Artesanato
27/02/1944
Pé de Ladeira, Guaramiranga (CE)
Raimunda Saraiva de Souza, é filha de Maria de Lourdes Saraiva de Souza e Sebastião Rosa de Souza. Nascida e criada no Pé de Ladeira, herdou habilidades artesanais de sua mãe e foi também aprendiz da Mestra Francisca Reis. É casada com o artesão Aloísio Ribeiro, companheiro de vida e de profissão, com quem celebrou bodas de outro neste ano.
Sua vida como artesã começou quando, motivada pelo desejo de brincar, saía pelos cafezais colhendo coisas que encontrava na natureza e a partir disso criava bonecas que faziam sucesso entre as crianças. Inteligente, passou a comercializar suas bonequinhas de “natureza morta” para as amigas e ter, desde muito cedo, uma pequena renda. Ao longo do tempo foi unindo natureza e tecido e aperfeiçoando suas “bonecas feias”, como fala.
Com o passar do tempo foi percebendo em as “bonecas feias” eram vistas por turistas e visitantes como um artesanato genuíno de Guaramiranga, e passou a chama-las de “bonecas cobiçadas”. A Mestra relata que possui clientes artistas e intelectuais que colecionam suas bonecas por serem “diferentes de tudo o que já viram”.
Dona Dica é bastante conhecida também pela comercialização de bonecos Judas para o ritual católico no sábado de aleluia, durante o feriado da Páscoa. Através de oficinas, também compartilhou seus saberes com sua comunidade e para os nove filhos.
Sua vida está registrada em um livro, escrito e ilustrado a próprio punho, que faz questão de mostrar. Entre muitas histórias interessantes há suas experiências como parteira, desafios como mulher, mãe, agricultora e as dificuldades enfrentadas quando, na juventude, foi trabalhar em Fortaleza. Conta que a memória mais importante de sua vida artística é ter finalizado o “Livro de sua vida”.
Como adquirir peças da Mestra Dica:
– Quiosque na Pracinha da Prefeitura, Centro de Guaramiranga
– CE-060, na subida da Serra (via Baturité)