Cláudia Cezário de Souza
Dramista
22/08/1952
Conjunto Frei Domingos, Guaramiranga (CE)
Recordar é Viver e Arte, Cultura e Memória – AGUA.
Cláudia Cezário de Souza, é filha de Maria Augusta Maciel e Francisco Cezário Maciel. Natural de Guaramiranga, a mestra passou boa parte da vida na zona rural da cidade convivendo com a natureza. Foi nessa atividade com a terra que dona Cláudia desenvolveu conhecimentos profundos sobre ervas medicinais, tornando-se grande conselheira da área. A mestra também é uma rezadeira conhecida na comunidade e planta jardins para “cuidar das abelhas”.
O primeiro contato com o universo dos dramas aconteceu na infância, ouvindo sua mãe cantar e posteriormente na escola, sob orientação da professora Excelsa. Quando casou com o senhor Francisco Valdez de Sousa, a mestra afastou-se das atividades artísticas voltando a aos palcos nos anos 2000, após acompanhar as atividades da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA).
Atualmente participa dos grupos Recordar é Viver e do grupo de tradição da AGUA, o Arte, Cultura e Memória. Participa de apresentações por cidades do Maciço e Fortaleza, sendo presença confirmada em eventos anuais como a Mostra de Dramas e Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
Dona Claudia repassa seus saberes para outras mulheres nos grupos que participa, gosta de produzir seus próprios figurinos, usando a abusando de cores vibrantes, chapéus e bijuterias.
O que mais gosta em Guaramiranga é da paz e do respeito que ainda existem na cidade e sua memória artística mais importante é a apresentação onde foi ovacionada pelo drama “A mulher do preguiçoso”.